EUA: Testada vacina eficaz contra a malária

“Foram alcançados novos avanços na aplicação de uma vacina contra a malária em seres humanos. A investigação destes cientistas norte-americanos conseguiu tornar um grupo de voluntários imune à malária. Depois da vacina, estes participantes foram infetados com o parasita mas não desenvolveram a doença.

De nome PfSPZ, a nova vacina é inédita na forma como foi produzida. Ao contrário das vacinas habituais, à base de moléculas, a equipa liderada por Stephen Hoffman recorreu a parasitas vivos para criar imunidade à malária.

A malária é causada pelo Plasmmodium faliparum, um parasita transmitido pela picada de mosquitos infetados que causa a morte de 600 mil pessoas por ano. A vacina consiste na administração, aos participantes, de parasitas da malária vivos mas muito enfraquecidos, que não têm capacidade para desencadear a doença. Trata-se, no fundo, de combater o parasita com o próprio parasita.

Na investigação levada a cabo pela empresa de biotecnologia Sanaria, criada por Hoffman para a investigação de doenças tropicais, seis dos voluntários foram injetados com centenas de milhares de parasitas adormecidos, em cinco doses diferentes. Mais tarde foram infetados com o Plasmmodium faliparum e nenhum deles contraiu a doença infecciosa.”

Via Boas Notícias

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s